CASES • SAEG ARQUITETURA
Cliente SAEG Arquitetura
Data 2020-2021
Estratégia de Marketing, Estratégia de Marca, Brand Refresh, Website
Para detalhar um pouco sobre como foi o desenvolvimento e o desfecho desse projeto, nós conversamos com os três sócios sobre o trabalho desenvolvido e as suas percepções. Eles nos contaram que a decisão pela C•Niel, que conheceram através de indicação, foi unânime após entenderem o nosso processo. O que amparou essa escolha foi identificar que precisavam de uma consultoria que fizesse um trabalho prévio para conhecer muito bem o perfil deles, antes de conceber uma nova identidade visual, e isso foi identificado na reunião de apresentação da nossa forma de trabalho e serviços propostos.
ENTENDER A EMPRESA é primordial para desenvolver uma estratégia de marca que irá trabalhar para o negócio no longo prazo: quem ela é e onde está inserida; qual o seu mercado, os principais públicos; os serviços prestados; como aplicam seus processos comerciais; qual o seu foco… No diagnóstico que realizamos, também identificamos os principais pontos de atenção, analisamos o portfólio de comunicação integrada, como estava a presença da marca na web, entre outras coisas.
ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE foram muito relevantes para o processo. Essa etapa conferiu a conexão necessária que favoreceu o entendimento da cultura da empresa, como os valores são praticados no dia a dia, a identificação dos diferenciais e a experiência que eles acreditavam estar oferecendo aos seus públicos.


A NARRATIVA DA MARCA foi construída após a fase inicial, com a identificação das premissas e dos princípios fundamentais da empresa, que não eram declarados, das entrevistas, dos estudos e criação de conceitos. No processo que desenvolvemos, a atenção e cuidado com as etapas anteriores são essenciais para o desenvolvimento de uma narrativa autêntica, que vai ajudar a marca a se conectar melhor com o seu público, através da sua história, em sua nova fase.


“O trabalho desenvolvido pela C•Niel foi muito incrível! Ela captou a nossa essência e conseguiu organizar tudo isso de forma muito clara, objetiva e diria que até poética!
Se tivéssemos feito só a identidade visual, acredito que a gente não estaria se enxergando como a gente se enxerga hoje.“
Cristiane Molina
Arquiteta Sócia da SAEG Arquitetura
IDENTIDADE VISUAL. Após elaboração da parte conceitual, convidamos o designer Carlos A. F. de Camargo para a renovação da identidade visual. Para ele, apresentamos um briefing estruturado, acompanhamos o processo de desenvolvimento, fizemos revisões criteriosas e monitoramos a entrega para garantir a qualidade que desejamos para todos os nossos projetos.
O resultado foi o redesenho da marca original, criada pela arquiteta Cinthia. A atualização do logotipo irá acompanhar a nova fase do escritório.


“Ouvimos histórias. Valorizamos singularidades. Transformamos espaços.” foi o slogan que criamos para a SAEG Arquitetura.
BRAND BOOK. Com a definição do novo logotipo, o manual da marca foi criado. O material, que contém 30 páginas, foi estruturado com todas as informações necessárias para ser a principal ferramenta de orientação para a gestão da marca. Em resumo, o escritório passou a contar com um guia que apresenta todas as diretrizes que norteiam a sua marca e que pode – e deve – ser consultado, sempre que necessário, para ajudar todos a tomarem decisões melhores em relação a ela.
“Depois de fazer o projeto com a C•Niel, a gente percebeu que não se conhecia como empresa.“
Cinthia Murakoshi
Arquiteta Sócia Fundadora da SAEG Arquitetura
“Esse projeto atravessou uma pandemia, então foi um processo bastante desafiador, porque todo o mundo, literalmente, estava enfrentando algo inédito. Surgiram problemas que, obviamente, não poderiam ter sido previstos, mas foi um momento de grande empatia, onde os valores de cada empresa, tanto da C•Niel quanto da SAEG, se intensificaram na prática.” comentou Cassia Niel, a estrategista à frente do projeto.
COCRIAÇÃO. Todo o processo foi cocriado, com pontos de vista que se somaram e se transformaram em algo único. O que fizemos foi compreender as particularidades existentes e desvendar a essência que identificamos na SAEG. Com isso, estruturamos a estratégia de marca que veio ajudar a desenvolver ainda mais o negócio. “Traduzimos a essência e a singularidade de um escritório de arquitetura contemporâneo, criativo e dinâmico através do nosso processo de estratégia de marca.” reforça Cassia Niel.
RESULTADO. Veja parte do resultado de todo esse trabalho em saegarquitetura.com.br.

“Esse trabalho efetivamente tem impacto. Mostra e traduz a essência do nosso escritório.”
Marco Boccuzzi
Arquiteto Sócio Fundador da SAEG Arquitetura
Vamos começar algo juntos?
Conecte-se conosco. Conte-nos sobre o seu mais novo projeto, ideia de negócio ou necessidades da sua marca.